Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop de SERIGRAFIA na Restart por PAULO ARRAIANO




Nos próximos dias 13, 14 e 20 de Março, realiza-se na Restart a primeira edição do workshop de Serigrafia com formação de Paulo Arraiano

O objectivo desta formação é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios sobre Serigrafia nos planos artístico, técnico e de reprodução, através duma metodologia teórico prática.

Nesta formação, serão abordadas os conceitos básicos de Impressão, gravura e serigrafia; os objectivos da reprodução serigráfica; e será dado o enquadramento da Serigrafia e os seus processos no trabalho artístico, gráfico como meio de repodução e experimentação.
Vão ainda ser abordadas as técnicas de preparação de imagem para serigrafia, a metodologia de impressão e todos os aspectos a ela inerentes bem como os materiais, ferramentas e processos de impressão gráfica.

Esta acção de formação, com 24 horas de duração, destina-se a artistas gráficos, designers, pintores, e artistas em geral interessados em abordar a arte urbana e o movimento gráfico associado à “new pop culture”..


Paulo Arraiano expressa‐se através de uma obra de onde as formas surgem de uma ambivalência entre cultura urbana e natureza, cruzando estas realidades que o envolvem e dão origem a um mundo entre mundos onde procura constantemente o seu espaço, a sua linguagem; energia que flui e se transforma em desenho, formas, cor e movimento… do digital ao analógico da rua á galeria, Urban‐ Wear, toy art, skateboard, musica. Nasceu em 1977 em Cascais, após uma licenciatura em comunicação no ISCEM e ter estudado ilustração/BD no Ar.co trabalhou em alguns estúdios como art director e designer. Foi art director da revista magnólia (trend mag) e da revista Slang (UrbanCulture Mag). Fundou juntamente com Leonor Morais a marca de Street Wear Palm (palmshirts.com) e Lecciona Criação de Imagem na Restart.

Lucas Almeida nasceu em 1981 e desde cedo adquiriu o gosto de desenhar. Tirando partido das influências que o rodeavam, desde a banda desenhada à pintura e cinema de animação. Tirou um curso de artes plásticas onde teve a oportunidade de explorar várias áreas de expressão. Apostando mais na criação de banda desenhada, em 2006 ganhou um prémio do concurso jovens criadores nesta categoria. Desde do ano 2000 que faz a publicação anual do fanzine "O Hábito faz o Monstro". Percorrendo vários caminhos desde exposições colectivas, projecções de cinema experimental em película de 16mm, desenho em tempo real durante concertos, pintura mural e em tela, actualmente encontra‐se a trabalhar em serigrafia, fazendo projectos pessoais. Pertence ao colectivo Chili com Carne e esteve nos últimos meses em NY a trabalhar exclusivamente a gravura e serigrafia como trabalho autoral.